terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Edifícios multicoloridos

Edifícios multicoloridos
Cores dominam a fachada de prédios icônicos pelo mundo

Uma construção, em geral, chama a atenção pelo seu design, além de formas bonitas, exemplos que trazem misturas excêntricas de cores: vermelho, roxo, verde, amarelo, tudo junto, ao mesmo tempo e agora. Que esses prédios quebram a monotonia dos bairros onde estão, isso é um fato, mas qual a primeira impressão que você tem ao vê-los? 

Confira cinco deles: 

1- Palais des Congres, Montreal, Canadá
Esse centro de convenções com visual ultramoderno contém instalações há mais de 100 anos, mas foi entre os anos 2000 e 2002 que ele sofreu uma expansão que o transformou completamente. Sua fachada tem impressionantes 332 painéis de vidro colorido e 58 transparentes, que sob a luz formam um caleidoscópio gigantesco. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto canadense Mario Saia.


2- Dexia Tower, Bruxelas, Bélgica
Todo iluminado por LEDs, esse edifício aponta como estará o clima no dia seguinte de acordo com as cores. São 72 mil lâmpadas que ficam atrás de 4.200 janelas da torre e cada cor representa uma quantidade de graus de temperatura. Cores frias, como o violeta e o azul, anunciam uma queda de temperatura, enquanto as mais quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho, prometem calor. O projeto é da empresa belga Lab-au.


3- MICA – Ministry of Communications and Information, Singapura
Construído no estilo neoclássico da década de 30, o edifício foi projetado pelo Departamento de Obras Públicas de Singapura, que tinha como arquiteto o inglês Frank Dorrington Ward. Atualmente, suas 927 janelas ganharam diversos tons vibrantes, que chamam a atenção de quem passa pelo local. Impossível não reparar, não é?

4- IMI - International Management Institute, Kolkata, Índia
O local foi projetado pela empresa indiana Abin Design Studio, que quis trazer uma identidade única para o prédio, seja pelas formas, como pelas cores que adotaram. O laminado de diferentes tons cumpre esse papel de deixar a construção vibrante, com duas camadas de vidro que cobrem toda a fachada. À noite, o espetáculo fica completo com as luzes internas acesas, que refletem as cores na praça em frente.

5- Pixel, Melbourne, Austrália
O prédio recebeu esse nome por ter a fachada colorida em formatos que lembram pixels de computador, mas na verdade os painéis que chamam a atenção pela beleza têm um objetivo nobre: serem sustentáveis. Eles permitem o controle da entrada de luz no local e ainda agem como captadores de energia solar. Bacana, não? O projeto é da empresa australiana Studio505.


Fonte: Revista Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programa de TV de Criciúma sobre imóveis, exibido também para toda a região sul de SC pela NET Canal 20, TV Criciúma-Canal 19 e Viamax Canal 28.